Chaves: Antes e depois do Elenco
O seriado Chaves acompanhou diferentes gerações, se tornando atemporal em sua capacidade de nos proporcionar boas risadas. E entre tantos personagens, acabamos criando também um carinho especial por eles.
Por conta disso, surge ainda a curiosidade sobre como estão atualmente, então confira logo abaixo o Antes e depois do elenco do Chaves, descobrindo também um pouco mais sobre os atores:
Chaves (Roberto Gómez Bolaños)
Roberto Gómez Bolaños foi o protagonista do seriado Chaves, interpretando muito bem a simplicidade do menino órfão que vivia dentro de um barril e, de certa maneira, acabou sendo abraçado por toda a vila onde ficava.
Diante de um extensa carreira televisiva, ele marcou gerações com a série que foi muito além da barreira geográfica, saindo do México para alcançar diversos outros países como o Brasil. Inclusive, um fato interessante é que além de atuar na produção, foi também o seu criador.
Apesar de sua memória seguir viva a partir de trabalhos como esse, o artista faleceu em 2014 aos aos 85 anos de idade.
Seu Madruga (Ramón Valdés)
Outro personagem marcante da série televisiva foi o Seu Madruga, homem que acumulava aluguéis atrasados e estava sempre metido em novas trapalhadas, inclusive sobrando para ele alguns tapas.
Infelizmente, Ramón Valdés faleceu em 9 de agosto de 1988, quando tinha 65 anos.
Dona Florinda e Pópis (Florinda Meza)
A série Chaves teve o início de suas gravações no ano de 1971 e por mais que os episódios sigam fazendo parte do cotidiano de muitas pessoas, o tempo fez com que muitos atores já tenham falecido. Contudo, felizmente, esse não é o caso de Florinda Meza que interpretou Dona Florinda na série.
Além de ter interpretado Dona Florinda, ela também esteve presente no papel de Pópis. Assim, se tornou muito marcante, viajando por muitos lugares hoje para marcar presença em eventos que homenageiam a obra em questão.
Quico (Carlos Villagrán)
Na série Chaves, foi Carlos Villagrán o responsável por interpretar Quico, filho de Dona Florinda. Mimado e cheio de manias, ele tinha tudo o que queria no sentido material, visto que a mãe sempre fez de tudo para oferecê-lo o melhor.
O ator já não interpreta esse personagem oficialmente desde 2009, mas faz algumas apresentações pontuais em eventos para o qual é convidado, nos remetendo ao seriado de forma muito especial, uma vez que se tornou realmente marcante para diferentes gerações.
Chiquinha (María Antonieta de las Nieves)
Quem também tinha uma personalidade um tanto quanto mimada era a Chiquinha, personagem que foi interpretada pela atriz mexicana María Antonieta de las Nieves, que hoje já tem mais de 70 anos e segue dando entrevistas e participando de eventos que homenageiam a série.
Mas vale citar que ela atua desde os 11 anos de idade, tendo ao longo do tempo construído uma carreira bastante sólida, repleta de trabalhos significativos que fez com que recebesse diversos prêmios, inclusive por produções da qual fez parte ainda na infância.
Ñoño e Senhor Barriga (Édgar Vivar)
Édgar Vivar se formou em medicina, mas foi a atuação que o conquistou verdadeiramente. Além de tantos outros trabalhos já realizados ao longo dos mais de 40 anos de carreira, na série Chaves interpretou o jovem Ñoño e também seu pai, o Senhor Barriga.
Aliás, foi o Senhor Barriga com quem ganhou mais visibilidade, sendo possível vê-lo na foto acima com um funko pop que remete ao personagem. Ele segue ativo na divulgação de projetos e memória dos seus personagens.
Professor Girafales (Rubén Aguirre)
Já o ator Rubén Aguirre foi quem ficou responsável por fazer o papel do Professor Girafales no seriado, um rapaz que dava aula para crianças como o Chaves, Chiquinha e Quico, tendo grandes dificuldades para obter bons resultados na escola.
Mas ele também estava constantemente na vila, pois se tornou o par romântico da Dona Florinda, a quem sempre levava flores e acabava sendo convidado para um café. Em alguns momentos, até o Quico gostava da situação.
Dona Clotilde (Angelines Fernández)
Nascida na Espanha mas tendo vivido grande parte da sua vida no México, a atriz Angelines Fernández faleceu ainda em 1994, quando tinha 69 anos. Mas é claro, isso não aconteceu sem que antes marcasse sua carreira interpretando a Dona Clotilde.
A personagem também ficou conhecida como Bruxa do 71, apelido dado pelas crianças da vila que a temiam e achavam que ela estava envolvida em bruxarias. De forma divertida, ela também se apaixonou pelo Seu Madruga, o que é explorado em alguns episódios.
Godínez (Horacio Gómez Bolaños)
Apesar de não ter estado entre os personagens principais da série, o Godínez também se tornou marcante para quem a acompanhava, estando presente nas aulas do Professor Girafales e surpreendendo com respostas erradas, mas cheias de bom humor.
Uma informação interessante é que na vida real, Horacio Gómez Bolaños, que interpretou o Godínez, era irmão de Roberto Gómez Bolaños, criador e protagonista do Chaves.
Jaiminho (Raúl Padilla)
Jaiminho era o carteiro responsável por fazer as entregas na vila do Chaves, mas acabou se tornando também amigo dos seus moradores e protagonizando cenas muito divertidas, inclusive sendo inconveniente em alguns momentos.
O papel foi feito por Raúl Padilla, que era conhecido como El Chato. Ele faleceu em 1994 mas a extensa carreira no humor faz com que ainda hoje seja lembrado, principalmente pelos próprios mexicanos.
Paty (Ana Lilian de la Macorra)
Quem também esteve presente em alguns episódios foi Paty, interpretada pela atriz Ana Lilian de la Macorra. Ela era a menina nova da vila, que assim que chegou encantou aos meninos e causou bastante ciúmes na Chiquinha.
É uma das personagens que ainda estão vivas e, além de participar de eventos relacionados a série, tem como ocupação a Psicologia e a escrita.