54 Antes e depois de Cidades brasileiras
Diante da passagem do tempo, é comum que ocorram muitas mudanças, o que se refere a hábitos, características físicas e até mesmo sobre as paisagens, visto que os lugares passam por processos distintos de acordo com cada período.
Uma forma de visualizar isso é analisando o Antes e depois de Cidades brasileiras, justamente o que propomos abaixo com imagens e informações relacionadas a todas as capitais brasileiras e também o Distrito Federal. Siga atento para conferir:
Aracaju – SE
Sergipe, o menor estado brasileiro, tem como capital Aracaju, uma das poucas cidades brasileiras que foram planejadas. Consequência disso é a beleza de sua estrutura, sobretudo quando analisamos construções como o Palácio Olímpio Campos.
Esse palácio, inicialmente pensado para sediar o governo, ideia que se manteve até o ano de 1995, foi oficialmente inaugurado em 1863. Desde então, além da sua própria estrutura, também houveram muitas mudanças nos arredores.
Outro espaço público que passou por mudanças foi a Avenida Rio Branco, uma das primeiras de Aracaju. Localizada na região central, ainda hoje a avenida possui uma grande importância, nos conectando com locais como o Mercado municipal.
Belém – PA
Saindo um pouco da região Nordeste, vamos direto para o Norte do país para que possamos falar sobre uma das suas principais capitais, Belém. Sobre a cidade, podemos evidenciar as mudanças na Praça da República, espaço que passou a ser construído ainda no século XVIII.
Atualmente essa praça é rodeada por importantes construções como o Teatro da Paz, mas nem sempre foi assim. Inclusive, outra mudança interessante diz respeito ao seu nome, já que a princípio era chamada de Largo da Campina.
E é claro, é impossível falar de Belém sem mencionar o famoso Mercado Ver-o-peso, um dos mais antigos mercadões brasileiros e que hoje se tornou um dos principais pontos turísticos da capital paraense, mantendo a variedade de produtos que podemos encontrar por lá.
Belo Horizonte – MG
Agora é hora de analisar as mudanças ocorridas na capital mineira, Belo Horizonte. Para isso, começamos pelo Palácio da Liberdade, que inicialmente funcionou como residência do governo de Minas Gerais, tendo sido moradia também para ex-presidentes como Juscelino Kubitschek.
O projeto do palácio foi oficialmente finalizado em 1898 e se mostrou muito importante para a construção da História da cidade. Diante disso, hoje funciona como um memorial aberto ao público, contando com um acervo bastante interessante.
Anos mais tarde, já em 1929, foi construído o Viaduto Santa Tereza, simbolizando um passo importante para o desenvolvimento da cidade e melhora da sua mobilidade. Ainda hoje ele existe e é utilizado, mas podemos perceber muitas mudanças no local onde está presente.
Boa Vista – RR
A próxima capital sobre a qual desejamos falar é Boa Vista, no estado de Roraima. Para isso, reunimos as imagens do antes e depois da Avenida Jaime Brasil, local antes não pavimentado que hoje é uma das principais áreas para o comércio local.
Outra avenida que passou por mudanças significativas ao longo do tempo foi a Conde da Boa Vista, que nem sempre se chamou assim, mas passou a ser nomeada dessa maneira após a morte do Conde como uma homenagem a ele.
Um detalhe que vale a pena ser mencionado é que essa última avenida foi inaugurada ainda no ano de 1870, mas anos mais tarde, já em 1946, passou pela sua primeira mudança significativa que propôs o alargamento da via.
Brasília – DF
A atual capital do Brasil, Brasília, não poderia ficar de fora dessa lista. Planejada pelo então Presidente Juscelino Kubitschek, é um local marcado pela sua organização arquitetônica, pensada desde o princípio para ser sede do governo nacional.
No entanto, mesmo que o intuito político tenha sido o principal motivador para a construção da cidade, atualmente ela também atrai muitos turistas, estando entre os pontos que gostam de visitar a Catedral da cidade, que teve sua construção iniciada no ano de 1959.
Pensando mais detalhadamente na disposição urbana da cidade, podemos visualizar como mudou a Avenida Eixo Monumental, que além de ser pavimentada e ganhar espaços arborizados, também passou a ser muito habitada, contando com a presença de diversos prédios.
Campo Grande – MS
A capital do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, também não passou ilesa diante do processo de urbanização que ocorreu em grande parte do país, sendo símbolo disso muitas das suas vias mais movimentadas como a Avenida Afonso Pena.
Essa é a principal avenida da cidade, tendo sido chamada anteriormente de Avenida Marechal Hermes, até que ganhou o nome atual como uma homenagem ao então presidente da República. Bastante extensa, é a responsável por conectar diversas regiões.
Um local que também evoluiu bastante foi a Rua 14 de Julho, que foi fundada em 1909. Presente na região central de Campo Grande, é um dos principais pontos para quem busca conhecer mais de perto o comércio da cidade.
Cuiabá – MT
Bem próximo ao Mato Grosso do Sul, está o Mato Grosso, que tem Cuiabá como sua capital. Entre suas principais vias, está a Avenida XV de Novembro, que tem esse nome como uma forma de reconhecimento ao 15 de Novembro, data oficial da Proclamação da República.
Essa avenida foi asfaltada no ano de 1968 e desde então não parou de crescer, sendo uma das regiões de maior movimento de automóveis na cidade, tendo se transformado em um espaço comercial ao longo do tempo.
A religiosidade é um aspecto importante da constituição do Brasil, e por isso é interessante mencionar a mudança também da Catedral Basílica Bom Jesus de Cuiabá, que foi construída ainda em 1722 a partir do uso de pau-a-pique. No entanto, diante da modernização da cidade, se tornou um interesse do governo investir em suas reformas.
Curitiba – PR
Quem vai visitar Curitiba, possivelmente vai acabar conhecendo o Parque Barigui, que por muito tempo foi uma área de terra, de posse do Mateus Martins Leme. Já em 1972, a prefeitura investiu na transformação do local para que se transforme em um parque, hoje importante área de lazer para os curitibanos.
Assim como temos a Avenida XV de Novembro em Cuiabá, na cidade de Curitiba encontramos uma rua que leva o mesmo nome. A razão para tanto também é uma homenagem a Proclamação da República, tendo passado a se chamar dessa maneira a partir de 1889.
Antes disso, ela chegou a ser chamada de Rua das Flores e também Rua da Imperatriz. De toda forma, além da mudança em seu nome, podemos perceber a urbanização do local, que hoje é repleto de prédios em todos os lados.
Fortaleza – CE
Uma das principais capitais da região Nordeste é Fortaleza, no Ceará. E quando falamos nessa cidade, logo pensamos nas suas praias, sendo uma das mais populares a Praia de Iracema, que tem esse nome como uma forma de homenagem a obra de José de Alencar.
Por muito tempo essa região que hoje é tão movimentada e repleta de prédios foi uma simples vila de pescadores e, ainda que a paisagem da praia em si não tenha mudado muito, podemos perceber os avanços na parte da orla.
Um outro espaço público da cidade é a Avenida Almirante Barroso. Ainda na década de 50, era uma área não pavimentada e que, ainda hoje, era sobretudo residencial. Mas é claro, com o tempo as casas se tornaram prédios e a via também foi melhorada.
Florianópolis – SC
A capital de Santa Catarina, Florianopólis, foi outra capital brasileira que se transformou de maneira considerável. Para que isso possa ser visualizado, trouxemos o antes e depois da Praça Fernando Machado, que se tornou muito importante para a cidade.
Foi nesse local que se instalou construções importantes para a cidade como o Mercado Municipal. Hoje, o mesmo espaço já passou por reformas e continua sendo visitado pela população local, além dos turistas.
Um marco para a urbanização catarinense foi a construção da Ponte Hercílio Luz, o que ocorreu desde 1922 até 1926, quando foi inaugurada. A partir disso, a ideia era criar conexões entre partes distintas da cidade e substituir o uso de balsas que era feito até então.
Goiânia – GO
Na região Centro-oeste do país está Goiânia, capital de Goiás. Para analisarmos suas mudanças, separamos inicialmente o antes e depois da Estátua do Bandeirante, símbolo do sucesso do Estado Novo que ainda hoje é mantido, mas em meio a uma paisagem bem diferente.
Isso porque, ao longo dos anos, a Praça Attilio Corrêa Lima, na qual está localizado, mudou bastante. Nisso, incluímos desde as reformas públicas no espaço até a construção de prédios particulares no seu entorno.
Outra praça que passou por reformas foi a Joaquim Lúcio, que surgiu ainda no ano de 1810. Conforme o tempo passou. se tornou um espaço muito utilizado pela população local, sobretudo para manifestações de fé e encontros pessoais.
João Pessoa – PB
João Pessoa, por sua vez, é a capital da Paraíba e para evidenciar o seu antes e depois podemos utilizar como base até mesmo empreendimentos privados como o Parahiba Palace Hotel, que atualmente funciona como um shopping.
Sediado em uma construção histórica, que por diversas vezes recepcionou figuras importantes para o país como presidentes, o espaço é tombado e por isso ainda podemos ver como foi mantida sua fachada.
Não dá para falar sobre João Pessoa sem citar belas praias como a de Tambaú, mas nem sempre a sua orla foi como vemos hoje. A princípio. não havia nenhum tipo de estrutura para atentar os seus visitantes, muito diferente daquilo que acontece hoje.
Macapá – AP
Outra região de orla que passou por notáveis modificações foi a de Araxá, na cidade de Macapá. A princípio, o local não era pavimentado, e por isso acabava não sendo tão utilizado pela população, uma vez que não havia estrutura para tal.
No entanto, após passar por reformas hoje se tornou um espaço útil para a capital amapaense, incentivando assim a prática de caminhada e até mesmo a realização de passeios como espaço de lazer.
Até mesmo monumentos importantes para a História da cidade podem mudar conforme o tempo, tendo sido justamente isso que aconteceu com o Monumento do Marco Zero do Equador. Hoje, o local conta com um obelisco de cerca de 30 metros de altura, sendo um dos pontos que precisa visitar por lá.
Maceió – AL
Revelando a forte ligação religiosa com os aspectos arquitetônicos das cidades brasileiras, um dos locais a serem vistos em Maceió é a Catedral da cidade, localizada no espaço doado pelo capitão Apolinário Fernandes Padilha para sua construção ainda em 1761.
Mas um detalhe que pouca gente sabe é que inicialmente foi construída uma Capela de Nossa Senhora dos Prazeres, que acabou sendo demolida já em 1850 para dar lugar a Catedral que conhecemos hoje.
Entre as vias mais populares da cidade está a Rua das Árvores, que fica bem no centro de Maceió. Ela tem esse nome por desde o princípio ter sido um local bastante arborizado, sendo hoje também espaço para comerciantes trabalharem de maneira informal.
Manaus – AM
Bastante frequentada pelos moradores de Manaus e visitantes que querem conhecer o comércio da cidade, a Avenida Sete de Setembro nem sempre foi como podemos ver hoje, incluindo o uso de pedras a princípio.
É claro que com o tempo ela ganhou alfasto e passou a ser mais povoada, sobretudo no que diz respeito a lojas. Inclusive, para quem vai conhecer o Centro antigo, essa é uma provável via a ser seguida.
Em Manaus também está um dos principais teatros brasileiros, que leva o nome de Amazonas, assim como o estado. Ele fica no centro histórico da cidade e é uma construção que não passa despercebida diante da sua magnitude.
Natal – RN
A essa altura você já deve ter percebido como as praças são locais de destaque, não é mesmo? Isso ocorre principalmente por serem espaços públicos que vão ganhando mais investimentos ao longo do tempo, e por isso mudando também.
Em Natal, Rio Grande do Norte, o destaque fica por conta da Praça Pedro Velho, nome dado em homenagem ao então governador do estado no período. Sua inauguração ocorreu em 1937, quando era muito mais arborizada.
Ainda em Natal, podemos falar também sobre a Praia Areia Preta, que até o ano de 1920 se manteve bastante isolada por ser o local onde residia uma pequena vila de pescadores. Posterior a isso, acabou se tornando uma das mais movimentadas da cidade.
Palmas – TO
Palmas, no Tocantins, é a capital mais nova do Brasil, tendo sua fundação oficializada somente em 1989. No entanto, ainda assim é possível perceber evoluções em sua aparência geral, considerando até mesmo o seu período de construção.
Para essa análise, começamos vendo o antes e depois do Palácio Araguaia, que foi construído de forma muito rápida para atender as demandas do governo. Inclusive, ainda hoje funciona como a sede oficial do mesmo.
O Palacinho é o nome mais popular do local que hoje funciona como o Museu Histórico do Tocantins, mas que a princípio sediou o Poder Executivo do governo, tendo sido ainda uma das primeiras construções da cidade.
Porto Alegre – RS
Ainda faltava falar sobre uma capital da região sul do país, Porto Alegre. Quanto a ela, ganha destaque o Theatro São Pedro, que foi inaugurado no ano de 1833, ainda que a imagem abaixo seja do ano de 1860.
Na região central da cidade, o terreno onde hoje está localizado foi fruto de uma doação. A partir disso, foi iniciada sua construção que nos apresenta a um belo estilo neoclássico, em alta no período em questão.
Quanto as principais ruas da cidade, vemos a Rua Andradas que segue sendo bastante movimentada, além de manter detalhes históricos em suas formações, como os postes e prédios em arquitetura antiga.
Porto Velho – RO
Indo do Sul direto para o Norte do país, agora é o momento de falar sobre Porto Velho, capital do estado de Rondônia. Nessa cidade, podemos dar destaque a locais como a Praça Marechal Rondon.
Sua inauguração ocorreu na década de 30 e é ainda hoje um espaço bastante frequentado, sobretudo por estar em uma parte central da cidade, de onde podemos ter acesso a transportes públicos e até mesmo fazer caminhadas, por exemplo.
Outra área que reunimos para te mostrar é a Catedral Sagrado Coração de Jesus, que surgiu como consequência da chegada de mineradores a cidade, que levaram consigo a necessidade de evangelizar a população local.
Recife – PE
Para falar de Recife, temos que começar falando daquilo que mais nos chama atenção hoje, sua orla. A Avenida Boa Viagem é uma das partes mais nobres da cidade atualmente, tendo diversos prédios, restaurantes e claro, a própria orla juntamente com a praia.
No entanto, isso passou a acontecer mais recentemente, em um processo que acabou com o clima mais tranquilo da região. Inclusive, a princípio já era principalmente residencial, mas formada por casas, sem a presença de prédios.
Seguindo com avenidas famosas da cidade, temos a Conde da Boa Vista. O local onde ela está presente hoje era, antes, uma parte de mangue. A partir de 1840 passou a ser uma via possível para a população, sendo onde foi construído um dos primeiros prédios pernambucanos.
Rio Branco – AC
No Acre, temos a capital Rio Branco para analisar o antes e depois. Para tanto, podemos usar como base construções históricas como o Palácio Rio Branco, que foi fundado na década de 1920 e funciona até hoje como sede do Governo.
Um detalhe interessante sobre esse Palácio, que realmente é muito bonito, é o fato de ter sido projetado com inspiração nas construções gregas. Por conta disso, podemos avistas pilastras bem altas logo na sua entrada, dentre outros aspectos que ressaltam a referência.
Já a Praça da Revolução é uma compõe uma área bastante movimentada, tendo sido inaugurada em 1949. Vale citar que apesar de ser conhecida por esse nome, a nomeação oficialmente dada foi de Praça Rodrigues Alves, uma homenagem ao então presidente do país.
Rio de Janeiro – RJ
Mesmo fora do país, o Rio de Janeiro é visto como um dos principais símbolos brasileiros, então é claro que não estaria de fora da nossa lista, diante da qual reunimos áreas como a Avenida Atlântica para te mostrar como passou por mudanças.
Ela passou a ser construída em 1906 e desde então mudou muito, sobretudo com relação ao seu calçadão. Além disso, vale mencionar como toda a região mudou, hoje ganhando uma maior área para trânsito de carros e pessoas, facilitando o acesso a praia.
O Cristo Redentor, uma das 7 maravilhas do mundo, passou por uma construção bastante complicada, o que não é surpresa diante da sua magnitude. O que também mudou foi a vista do Morro Corcovado que podemos ter a partir dele, hoje sendo um local muito mais povoado.
Salvador – BA
Salvador é conhecida por ter sido a primeira capital do Brasil, e por isso tendo conquistado diversas heranças ainda hoje vistas em sua arquitetura, considerando aspectos coloniais que podem ser vistos sobretudo no centro da cidade.
Exemplo disso é o Largo do Cruzeiro de São Francisco, que fica no Pelourinho. Hoje essa é uma região bastante visitada pelos turistas e muito dos seus casarões históricos deram lugar a lojas e restaurantes.
Já em uma das partes mais nobres da capital baiana, o bairro da Barra, temos o Farol da Barra. Atualmente, ele que foi uma importante sinalização náutica, funciona como um Museu, tendo ainda um café na sua parte superior.
São Luís – MA
Um dos grandes sinais dos avanços de um local é a construção de pontes, já que isso evidencia a necessidade de melhor trânsito de pessoas tanto para sair do local quanto para a chegada. E, no caso de São Luís, podemos usar a Ponte São Francisco como exemplo.
Ela foi inaugurada em 1969 pelo então governador do Maranhão José Sarney, que inclusive nomeou a ponte com seu próprio nome. No entanto, por conectar o Centro Histórico com o bairro de São Francisco, acabou ficando mais conhecida como Ponte São Francisco.
Falando em centro histórico, bem na parte central de São Luís encontramos a Rua do Passeio, um dos pontos mais centrais da cidade. No passado ela contou com bondes e foi muito importante para o desenvolvimento urbano visto hoje na cidade.
São Paulo – SP
Principal cidade brasileira e grande centro econômico de toda a América do Sul, São Paulo também já contou com uma arquitetura muito mais simples. Por exemplo, na imagem abaixo podemos ver a Estação da Luz sendo ainda construída.
Desde 1982 essa é uma construção tombada em razão da sua importância histórica, sendo utilizada como estação de metrô e nos conectando com diversas áreas da cidade, incluindo a proximidade com locais como a Pinacoteca de São Paulo.
Já na região mais central, há a Avenida paulista. Inclusive, é interessante visualizar como o local que hoje é visto como sinônimo de trânsito intenso e constante movimento, já teve um visual bem diferente, remetendo inclusive a tranquilidade.
Teresina – PI
A última capital nordestina a ser mencionada nesse post é Teresina, no Piauí. Sobre ela, trouxemos as imagens de antes e depois da Ponte Metálica João Luís Ferreira. Construída acima do Rio Parnaíba e inaugurada 1939, foi fundamental para o desenvolvimento da cidade.
A principal intenção dada a sua construção foi facilitar a conexão entre o Piauí e o Maranhão, visto que através dessa ponte podemos sair rapidamente sair de Teresina para chegar a Timon, cidade do interior maranhense.
Seguindo com as construções dessa capital, podemos falar sobre a Praça Saraiva, que surgiu ainda no período imperial. Inclusive, próximo a essa praça temos outros muitos locais históricos, sendo uma ótima dica para conhecer mais da cidade.
Vitória – ES
Voltando para o Sudeste do país, é a hora de falar sobre Vitória, a capital do Espírito Santo, onde iniciamos a análise sobre o seu antes e depois a partir do Parque Moscoso, que foi construído ainda em 1912 pelo então governador do estado.
Hoje a área verde é muito valorizada, sobretudo pelo fato desse aspecto ter sido perdido pela vizinhança, atualmente bastante povoada e formada principalmente por prédios, o que sinaliza a intensidade do processo de urbanização ocorrido no local.
Conhecida somente como Praça Oito, temos ainda a Praça Oito de Setembro sobre a qual falar. Na primeira imagem, vemos como o local onde hoje é localizada era ainda pouco povoado, estando em um momento de construção. Ela foi inaugurada em 1909 e atualmente é símbolo da História da cidade.