Elenco de A Favorita: Como estão os personagens hoje?

Lançada oficialmente em 2 de Junho de 2008 pela rede Globo, a novela A favorita seguiu sendo exibida até o ano seguinte, tendo seu último capítulo passado já em 16 de janeiro de 2009, tendo conquistado uma boa audiência.

E é claro, o tempo passou e como reflexo disso, há muitas mudanças que podemos visualizar. Afinal, onde e como estão os atores hoje? Para te responder isso, reunimos abaixo o Elenco de A favorita para mostrar o seu antes e depois, olha só:

Flora (Patrícia Pillar)

Patrícia Pillar interpretou Flora em A Favorita, assim fazendo parte do elenco principal da novela. Ela, que iniciou na atuação ainda na década de 80, é uma atriz renomada e premiada pelo seu trabalho.

Ainda hoje, é requisitada para diversos papéis, tendo estrelado em alguns deles mais recentes, sendo exemplo disso a presença na série Onde Nascem os Fortes, onde deu vida a personagem Cássia.

Donatela (Cláudia Raia)

Quem também protagonizou essa novela foi Cláudia Raia que é uma artista bem completa e além de atriz, tem também em sua trajetoria profissional os títulos de bailarina, apresentadora, produtora e cantora.

Recentemente ela foi mãe pela terceira vez e buscou desacelerar um pouco o ritmo da carreira nessa fase, mas ainda assim segue trabalhando como apresentadora no programa Decora, da GNT.

Lara (Mariana Ximenes)

Ainda muito jovem, aos 13 anos de idade, Mariana Ximenes começou com trabalhos pontuais na televisão. Hoje, além de atriz ela também é produtora e segue ativa em ambas as áreas, tendo interpretado Gilda na novela Amor Perfeito, em 2023.

Alícia (Taís Araújo)

Sinônimo de beleza, empoderamento feminino e racial, Taís Araújo é outra atriz que iniciou sua carreira bem cedo, tendo tido diversos papéis de destaque desde então, a exemplo da própria personagem Alícia em A Favorita.

Entre seus últimos trabalhos, podemos citar a presença no filme Medida Provisória como Capitu, tendo também interpretado Vitória na novela global Amor de Mãe.

Z-Bob (Carmo Dalla Vecchia)

A forma com que Carmo Dalla Vecchia ganhou destaque inicialmente foi como modelo, mas logo se apaixonou também pela atuação, área pela qual tem investido com mais intensidade há alguns anos. Inclusive, é figura regular nas novelas da Globo, incluindo Amor Perfeito e Cara e Coragem em 2023 e 2022, respectivamente.

Maria do Céu (Deborah Secco)

Deborah Secco iniciou suas atividades como atriz ainda em 1989 mas foi apenas em 1994, ao participar da série Confissões de Adolescente, que conquistou um maior destaque nacional, não tendo parado de crescer nesse sentido desde então.

Quem quiser vê-la em trabalhos mais recentes, pode assistir a novela Elas por Elas ou ao filme Mulheres Alteradas.

Dodi (Murilo Benício)

Ainda aos 10 anos de idade o teatro conquistou a atenção de Murilo Benício, chegando a televisão 12 anos mais tarde, já em 1993. Desde então, teve muitos personagens principais em sua carreira, incluindo Tenório na novela Pantanal de 2022 e um dos mais marcantes de toda a televisão brasileira, Tufão em Avenida Brasil, ainda em 2022.

Silveirinha (Ary Fontoura)

Hoje com mais de 90 anos de idade, Ary Fontoura é um dos principais nomes da televisão brasileira e segue muito ativo em sua carreira na televisão e no cinema. Exemplo disso é a novela Fuzuê, de 2023, onde interpreta Seu Lampião.

Halley Gonzaga (Cauã Reymond)

Cauã Reymond, um dos principais galãs da televisão brasileira, também esteve em novelas globais recentes como Terra e Paixão, em 2023, onde interpretou Caio. No cinema, atuou em A Viagem de Pedro como o personagem principal Dom Pedro I, além de ter sido também produtor da trama.

Catarina (Lilia Cabral)

Um dos grandes nomes da televisão brasileira, Lilia Cabral é ainda hoje contratada pela Globo, estando de forma recorrente presente em novelas e filmes, além de se dedicar ao teatro, local onde deu os primeiros passos para sua carreira.

Irene (Glória Menezes)

Repleta de nomes marcantes, a novela A Favorita também contou com Glória Menezes em seu elenco. Ela começou a atuar ainda no ano de 1957 e hoje tem se resguardado um pouco mais de novos trabalhos para cuidar da saúde e aproveitar a família.

Cassiano (Thiago Rodrigues)

O último trabalho de Thiago Rodrigues em novelas globais foi em 2017. Após isso já passou por algumas emissoras, incluindo a Record Tv onde integrou o elenco da novela Gênesis como Judá, em 2021.

Atualmente, mora em Portugal, tendo participado do programa Somos Portugal lá mesmo, na emissora TVI.

Copola (Tarcísio Meira)

Infelizmente, o talentoso Tarcísio Meira faleceu no ano de 2021, deixando como herança para o povo brasileiro diversos personagens marcantes interpretados ao longo de sua vida, sendo um deles Lorde Williamson na telenovela Orgulho e Paixão, de 2018.

Gonçalo Fontini (Mauro Mendonça)

Hoje com mais de 90 anos, o ator Mauro Mendonça que interpretou Gonçalo em A Favorita deu uma pausa em sua carreira, não tendo participado de novos projetos desde 2016. Assim, tem conseguido focar mais na sua saúde e bem estar.

Augusto César (José Mayer)

José Mayer chegou a televisão em 1977 mas não aparecia até então, apenas dublando o Burro Falante no Sítio do Picapau amarelo. No entanto, fez disso uma porta de entrada para sua carreira na Globo, onde já participou de diversas novelas.

Léo (Jackson Antunes)


Ator, cantor e também compositor, Jackson Antunes tem se dedicado principalmente a televisão e ao cinema atualmente. Contratado da Globo, esteve em 2022 na novela Todas as Flores como o personagem Galo.

Maíra (Juliana Paes)

Juliana Paes é uma das mais conhecidas atrizes da televisão brasileiro e desde A Favorita até então, já emplacou muitos novos sucessos. Só no ano de 2022, podemos citar que esteve na novela Pantanal e também no filme Predestinado – Arigó e o Espírito do Dr. Fritz.

Cilene (Elizângela)

Além de atriz, Elizângela também tem em seu currículo trabalhos como cantora e apresentadora, chamou atenção pela sua vida pessoal ao ser internada por COVID-19 logo no início de 2022. Felizmente deu tudo certo com relação a sua saúde, mas desde então não obteve novos trabalhos.

Rosana (Giulia Gam)

Giulia Gam nasceu na Itália mas foi criada em São Paulo, onde se encontrou como atriz. Atuante na área desde 1984, hoje se divide entre o cinema, teatro e televisão, onde aparece principalmente em séries.

Átila Mendonça (Chico Díaz)

Outro ator que não nasceu no Brasil é Chico Díaz, mexicano que foi criado no Peru, mas aos 10 anos de idade veio para o Brasil onde, 13 anos mais tarde, iniciou sua carreira através do filme O Sonho não Acabou.

Premiado por diversas vezes na área, recentemente em 2021 Chico protagonizou o filme Homem Onça, onde fez o personagem Pedro.

Camila Porto (Hanna Romanazzi)

A novela A Favorita foi a estreia de Hanna Romanazzi na televisão, já tendo um papel de certo destaque logo de cara. Hoje ela ainda faz algumas aparições mas nada tão frequente, se dedicando também a carreira no Direito.

Pedro (Genézio de Barros)

Genézio de Barros iniciou sua carreira como ator em 1966, tendo passado muitos anos se dedicando de forma mais específica ao teatro até que, em 1996, fez sua estreia na televisão e assim, estrelou muito personagens a partir disso.

Norton (Alexandre Schumacher)

Ator, dublador e locutor, Alexandre Schumacher conquistou um sucesso repentino logo no início dos anos 2000, mas infelizmente isso não durou muito. Hoje, está mais sumido, além de ter sido preso por violência doméstico, o que o fastou de novos possíveis trabalhos.

Tina (Graziella Schimitt)

A carreira de Graziella Schimitt foi iniciada ainda em 1995, mais especificamente no programa da Xuxa. Hoje ela é atriz contratada da Record TV e um de seus mais recentes trabalhos foi interpretando Naava na novela Reis.

Pereira (Rui Rezende)

Rui Rezende, já tendo ultrapassado os 80 anos de idade, não parece ter data prevista para sair das telinhas, o que é ótimo para os fãs de novelas. Inclusive, recentemente em 2021 fez parte do elenco de Um Lugar ao Sol.

Tuca (Rosi Campos)

Quem também foi por muito tempo uma figurinha carimbada em novelas globais foi a atriz Rosi Campos, que ultimamente tem se dedicado mais ao cinema, sendo exemplo disso o filme Fervo, comédia do ano de 2023.

Orlandinho (Iran Malfitano)

Iran Malfitano também fez muitas novelas globais e hoje segue no ramo, mas agora na emissora Record, onde atua em novelas bíblicas que são de grande destaque na emissora. Além disso, em 2022 participou do Reality show A Fazenda.

Manu (Emanuelle Araújo)

Surgindo como substituta de Ivete Sangalo na Banda Eva, Emanuelle permaneceu no grupo até 2002. Após isso, chegou a formar uma outra banda, dessa vez chamada Moinho como parte de um projeto em parceria com Lan Lan e Toni Costa.

A partir de 2006, da o ponta pé inicial em sua carreira como atriz ao assinar contrato com a Globo, emissora que ainda é muito presente em sua vida profissional.

Sharon (Giovanna Ewbank)

Atriz, modelo, apresentado e influenciadora digital, Giovanna Ewbank mostra muito da sua vida pessoal nas redes sociais, além de que podemos acompanhar o lado mais profissional dela no Quem Pode, Pod, podcast que apresenta hoje.

Luma (Thiaré Maia)

Um dos principais trabalhos da carreira de Thiaré Maia foi justamente na novela A Favorita, papel conquistado após diversos testes feitos em anos anteriores para outras telenovelas. Entre papéis recentes, podemos citar Lisandra na novela Bom Sucesso, em 2019.

Melissa (Raquel Galvão)

A carreira de Raquel Galvão foi inicialmente como modelo, mas logo ela conquistou as telas em seu trabalho como atriz, estreando em 2008 com a personagem Melissa em A Favorita. Contudo, após isso não seguiu tão ativa na carreira e hoje tem se dedicado mais a moda.

Romildo Rosa (Milton Gonçalves)

Um dos maiores atores da televisão brasileira, Milton Gonçalves infelizmente nos deixou em 2022 enquanto enfrentava as sequelas de um AVC (Acidente vascular cerebral). Antes de partir, nos deixo personagens marcantes que o eternizaram.

Arlete (Ângela Vieira)

Atriz, bailarina e também coreógrafa, Ângela Vieira tem se dedicado ultimamente a séries e telenovelas, a exemplo de Maldivas e Além da Ilusão, ambas produções lançadas no ano de 2022.

Damião (Malvino Salvador)

Um dos mais marcantes galãs de A Favorita, Malvino Salvador é um ator premiado que fez um de seus últimos trabalhos na área como Agno na novela A Dona do Pedaço, de 2019.

Clemente (Aramis Trindade)

Talvez você não lembre por conta da caracterização, mas um dos papéis mais marcantes da carreira de Aramis Trindade foi quando interpretou o Visconde de Sabugosa no Sítio do Picapau Amarelo. Mas ressaltar que começou a atuar ainda em 1977.

Hoje o ator segue em atividade, dando um foco maior para produções de comédia.

Rita (Christine Fernandes)

Christine Fernandes nasceu nos Estados Unidos e começou investindo na sua carreira de modelo. Hoje, como atriz e apresentadora, tem trabalhado para a Record TV, tendo presença constante nas novelas da emissora.

Dona Dulce (Selma Egrei)

Já tendo sido premiada pelo seu trabalho como atriz, Selma Egrei começou a atuar no ano de 1970 e segue dando continuidade a sua carreira até o presente, onde se divide entre cinema, teatro e televisão.

Gurgel (Mário Gomes)


Quem também teve 1970 como um ano marcante em sua carreira foi Mário Gomes, que chegou a televisão nesse período. Contudo, desde 2018 está mais afastado da mídia, ainda que siga bastante ativo nas redes sociais.

Amelinha (Bel Kutner)

Quando tinha somente 13 anos de idade, Bel Kutner já iniciou os estudos na área do teatro, tendo grandes influências em casa por ser de uma família de pais também atores. Hoje, segue com contratada da Globo e esteve em telenovelas recentes como Travessia, de 2022, onde interpretou Lídia.

Tiago (Renan Mayer)

Parte do elenco infantil da novela A Favorita, Renan Mayer tem se dedicado hoje principalmente a música e em entrevistas recentes evidenciou que não deseja voltar a participar de novelas, citando ainda o desejo de sair do país.

Carolina (Sofia Terra)

Seguindo com o elenco infantil da novela, vemos Sofia Terra, então responsável por interpretar Carolina. Ela, já que após isso já esteve em outras produções globais como Cordel encantado, está se dedicando a área da Nutrição, mas também investe em alguns trabalhos como atriz de forma simultânea.

Iolanda (Suzana Faini)

Infelizmente, após mais de 50 anos dedicados a arte da atuação, Suzana Faini faleceu no ano de 2022, aos 89 anos de idade. Um de seus últimos trabalhos foi na telenovela da Globo Espelho da Vida, exibida em 2018.

Domenico (Eduardo Mello)

Após A Favorita, Eduardo Mello seguiu na Globo por bons anos, ganhando um maior destaque ao participar do elenco de Malhação na Temporada 21, de 2013. Hoje, se dedica ao cinema, teatro e televisão.

Mariana (Clarice Falcão)

Em entrevistas, Clarice Falcão já afirmou não se orgulhar do trabalho que fez ao interpretar a jovem Mariana na novela A Favorita. Atualmente, além de estrelar alguns trabalhos como atriz, se dedica também a música.

Lorena (Gisele Fróes)

Foi ainda no ano de 1985 que Gisele Fróes iniciou sua carreira como atriz, tendo participado por muitos anos de telenovelas na extinta TV Manchete. Após isso ganhou destaque na Globo, ainda que nos últimos anos tenha se dedicado mais aos filmes.

Cida (Claudia Ohana)

Claudia Ohana já esteve em, basicamente, todas as principais áreas da dramaturgia, incluindo a televisão, cinema e teatro. Mas além disso, também enveredou pelo lado musical, chamando muita atenção do público nesse sentido.

Entre seus trabalhos mais recentes podemos citar a telenovela global Vai na Fé e a série Desnude.

Shiva Lênin (Miguel Rômulo)

Miguel Rômulo chegou a Globo ainda bem jovem, aos 19 anos, em 2002. Chegou a participar de diversas novelas produzidas pela emissora, tendo sido uma das últimas delas Verão 90, exibida ao longo de 2019.

Elias (Leonardo Medeiros)

Leonardo Medeiros já foi premiado por mais de uma vez pela sua atuação e nos últimos esteve muito presente nas novelas bíblicas da Record TV, além de estar no elenco de filmes de destaque como A Menina que Matou os Pais e O Menino que Matou meus Pais.

Dedina (Helena Ranaldi)

Helena Ranaldi tem em seu currículo atividades como modelo, apresentadora, atriz e diretora, sendo uma artista bastante completa e competente. Em 2019 esteve no filme O Doutrinador, mesmo ano em que estrelou a peça Cordel do Amor sem Fim.