Fotos antigas de São Paulo: Antes e depois
A cidade de São Paulo é a mais populosa do Brasil, palco de eventos importantes e constantes movimentações, o que faz com que ganhe destaque no nosso país e também fora dele. Mas é claro, é um local que mudou bastante com o passar do tempo.
Para que possa seguir conferindo um pouco mais sobre, fizemos uma seleção do seu antes e depois com Fotos antigas de São Paulo para que possa conhecer mais sobre, olha só:
Avenida paulista
Na primeira imagem, vemos o dia da inauguração oficial da Avenida Paulista, o que ocorreu ainda em 8 de Dezembro de 1891. Desde então, até os dias atuais, o espaço seguiu passando por um intenso processo de urbanização.
Graças a isso, é hoje um dos principais pontos turísticos e de movimento geral em São Paulo, onde estão museus e diversos prédios empresarias, além de espaços de lazer voltado a promoção de diversão e cultura para a população e seus visitantes.
Pátio do Colégio
Perceber as mudanças históricas do Pátio do Colégio de São Paulo é algo realmente interessante, uma vez que foi esse o espaço de fundação da cidade, remetendo a uma grande importância histórica que pode ser amplamente admirada ainda nos dias atuais.
Voltado para a promoção da Igreja católica e sua fé, o espaço não passou por tantas mudanças externas ao longo do tempo, sendo possível perceber que em sua fachada as obras realizadas foram feitas em grande parte para manutenção e não mudança em si.
Estação da Luz
A Estação da Luz não leva esse nome por acaso e é um dos locais mais bem iluminados da cidade, chamando atenção por esse mesmo motivo. Além disso, é ainda uma das mais importantes estações férreas do nosso país.
Com o tempo, acabou por passar por mudanças de ampliação, visando uma melhor organização do espaço, bem como o conforto para as milhares de pessoas que transitam por lá diariamente. No entanto, na aparência externa, não houveram tantas mudanças.
Cine bandeirantes
Por outro lado, distante desses locais que são bem mantidos ainda hoje, há também aqueles que foram importantes para a História da cidade mas hoje já não podem ser vistos, uma vez que perderam seu uso atual.
Esse é o caso do Cine bandeirantes, espaço de valorização da arte e cultura que por muitos anos foi uma das melhores opções de lazer para a população de São Paulo. Infelizmente, o espaço foi derrubado e no local funciona hoje um estacionamento.
Avenida São João
Considerada uma das principais vias da cidade de São Paulo, nem sempre a Avenida São João apresentou o mesmo movimento de hoje. Mas vale ressaltar que desde o principio foi um espaço extenso e central, importante para a conexão com diversas áreas.
Praça da Sé
A Praça da Sé é o local onde se situa uma das mais famosas Igrejas da cidade, a Igreja da Sé. Por sinal, podemos perceber nas imagens de antes e depois o período onde sua construção ainda não tinha sido finalizada, mas ainda assim já se mostrava bastante imponente em meio a paisagem.
Liberdade
A Liberdade é conhecida por ser um bairro japonês dentro de São Paulo, onde está uma grande comunidade de japoneses que buscam formas de divulgar e perpetuar a sua cultural oriental, a exemplo de comidas e comportamentos.
Atualmente, é um espaço onde há restaurantes, lojas e claro, uma bela decoração que também remete ao período mais antigo do bairro, onde essa ideia já era presente.
Vale do Anhangabau
A primeira foto, do antes do Vale do Anhangabau, data do ano de 1927 quando essa já era uma região consideravelmente central, mas ainda assim possuía um movimento que não pode ser comparado ao que é visto nos dias atuais.
Quem gosta de admirar obras de artes ou até mesmo a própria paisagem, tende a gostar bastante desse bairro que, apesar de movimentado, possui pontos mais tranquilos também.
Rua Augusta
Ainda no Centro da cidade, está a Rua Augusta, conhecida por cruzar o bairro da Consolação. Logo nos primeiros anos de sua fundação já contava com certo movimento, principalmente por conta dos comércios presentes no local.
Atualmente, ainda podemos encontrar comércios, mas é principalmente durante a noite que vemos uma maior movimentação. Isso ocorre por conta de bares e baladas presentes por lá, o que atrai diversos jovens.
Mercado municipal
Um dos principais pontos turísticos de São Paulo hoje, o Mercado municipal foi inauguro em 1933 com a ideia de ser um espaço voltado para a comercialização de alimentos, ainda que no começo tenha servido como um armazém para pólvora.
Hoje, está mais próximo da intenção inicial acerca do local, havendo lojas e estandes que vendem alimentos prontos e também para serem levados para casa, a exemplo de temperos e frutas.
25 de Março
A 25 de Março foi o local de fixação de Libaneses e Sírios, mas hoje já possui uma pluralidade ainda maior de nacionalidades que passam por lá, tanto para trabalhar quanto para comprar, incluindo ainda quem mora na região.
Isso ocorre por ser um dos principais espaços de comércio no Brasil hoje, oferecendo preços competitivos diante de uma intensa oferta de produtos.
Santa Ifigênia
Santa Efigênia é um dos mais conhecidos bairros de São Paulo, marcado pelo intenso movimento de carros e pessoas, mas também pela Igreja de Santa Efigênia, construção bastante antiga da cidade que ainda hoje é muito bem mantida de acordo com seu aspecto original.
Igreja de Santa Cecília
Falando em Igreja, também podemos evidenciar aqui a Igreja de Santa Cecília. Fundada ainda no ano de 1895, fica localizada no bairro Santa Cecília e encanta pela sua aparência externa, mas chama ainda mais atenção quando conhecemos o seu interior.
Brás
O Brás foi por muito tempo um espaço de tradição operária, tendo crescido bastante ao longo do tempo e ainda hoje estando associado ao trabalho, mas dessa vez mais especificamente ao comércio, pois é onde encontramos diversas lojas e vendedores ambulantes, voltados principalmente para o comércio de roupas.
Ibirapuera
Em meio a crescente urbanização de São Paulo, lá também encontramos um espaço rico em área verde, o Parque Ibirapuera. Sua inauguração aconteceu no ano de 1954 e desde então já passou por algumas ampliações, inclusive obras que visam a modernização do local para oferecer maiores possibilidades de lazer aos seus visitantes.
Viaduto do chá
O Viaduto do Chá existe desde 1939, um ano antes da foto que inserimos como exemplo do antes do local, que é de 1940. Assim, acabou por se tornar um grande marco, uma vez que foi o primeiro viaduto da cidade, ajudando bastante na questão de mobilidade.
Palacete Santa Helena
Por muitos anos, o Palacete Santa Helena foi um dos principais prédios comerciais da cidade de São Paulo, inspirando luxo a partir da sua construção. Contudo, também está entre os monumentos urbanos que já na existem mais.
Onde anteriormente estava esse Palacete, hoje há a estação do metrô da Praça da Sé e algumas de suas linhas, o que é lamentado por alguns historiadores.
Pinacoteca
Já a Pinacoteca não mudou tanto ao longo do tempo, havendo realmente a intenção de manter sua aparência que diz muito sobre o momento no qual foi construída. Aliás, vale muito a pena visitar o local e conferir suas exposições, além da própria arquitetura.
Largo São Francisco
Símbolo do período de influência da arte Barroca no Brasil, o Largo de São Francisco é um espaço bem preservado no centro de São Paulo, tendo uma grande importância histórica, sendo onde está locais importantes como o Convento de São Francisco.
Rio Tietê
O Rio Tietê é conhecido por atravessar grande parte do estado de São Paulo mas hoje, infelizmente, seu estado é bem diferente do que era visto há séculos atrás. O espaço que antes funcionava para a prática de esportes e passeios diversos, é hoje reconhecido pelos seus problemas ambientais.
Mosteiro de São Bento
Foi no ano de 1910 que passou a ser construído o atual Mosteiro de São Bento da capital paulista, que segue um estilo arquitetônico bastante conectado com o século XVII, incluindo até mesmo influências germânicas em sua formação.
Teatro Municipal
Um dos mais importantes teatros do país é o Teatro Municipal de São Paulo. Ele foi inaugurado no dia 12 de setembro de 1911, se tornando um dos principais espaços culturais da cidade, onde por muito tempo as classes mais altas dominaram as visitações.
Atualmente, o espaço já se tornou mais democrático e por lá acontecem até mesmo shows, além de tantas outras manifestações artísticas.
Largo da Batata
A região onde está hoje localizado o Largo da Batata já foi ocupada pelos povos indígenas, mas logo passou por um processo de modernização, em grande parte influenciado pela criação do bairro de Pinheiros.
Um detalhe interessante é que o seu nome existe desde o século XX, por volta de 1920, e foi dado em razão da presença de vendedores de batatas no local.
Museu do Ipiranga
Com certeza você já deve saber que o que não falta em São Paulo são espaços públicos de arte, cultura e História, mas um detalhe interessante é que o mais antigo Museu da capital paulistana é o Museu do Ipiranga, ainda hoje um dos mais conhecidos da cidade.
Ele foi oficialmente inaugurado em 7 de Setembro de 1895 e a escolha da data não foi por acaso, já que se tornou um grande símbolo da Independência do Brasil.
Oscar Freire
Essa rua, uma das mais famosas de São Paulo, leva esse nome ao médico baiano Oscar Freire, e com o passar do tempo se consolidou como um dos maiores centros de luxo da cidade, incluindo variadas lojas de grife em sua extensão.
Mas é claro que nem sempre foi assim, e a princípio a rua já tinha como foco o comércio, mas a essa altura de forma mais variada.